#Regulamentabiotec

#Regulamentabiotec

O evento intitulado de “#Regulamentabiotec” foi criado para concretizar o desejo da aprovação do projeto de lei 3747/2015 que se encontra, atualmente, em trâmite na Câmara dos deputados e que se aprovado, regulamentará a profissão do biotecnologista. Idealizado pela Liga Nacional dos Acadêmicos em biotecnologia (LiNAbiotec), um dos principais pilares da luta pelo reconhecimento do biotecnologista, o “#Regulamentabiotec” é um acontecimento que conseguiu mobilizar, em pouco tempo, cerca de 4,2 mil pessoas, dentre elas, alunos, profissionais de biotecnologia e todos aqueles que desejam que o projeto de lei mencionado acima seja aprovado.

De forma massiva, o evento, iniciado em 8 de dezembro de 2016, foi divulgado nas redes sociais com o intuito de agregar cada vez mais simpatizantes para a divulgação da hashtag “#Regulamentabiotec” e, também, chamar atenção do público em geral para a importante atuação e forte presença do biotecnologista nos setores da economia. Além disso, o movimento objetivava que o projeto de lei fosse notado pelo deputado Hiran Gonçalves, na época, presidente da Comissão de Seguridade Social e Família(CSSF). Como resultado, um relator foi indicado para o projeto de lei, destacando a força da movimentação dos profissionais e graduandos em biotecnologia no Brasil inteiro.

Em 16 de março de 2017 o evento foi realizado novamente, sob o título “Regulamenta biotec – O alvo agora é outro!”. A data foi escolhida por fazer alusão aos 3 meses que se efetivaram desde a designação do relator do projeto, além de o processo estar a mais de um ano parado na CSSF. O intuito dessa vez era chamar atenção do deputado relator Luciano Ducci e pedir apoio a ele e a outros nas redes sociais para que o projeto prosseguisse. Os resultados se mostraram extremamente positivos, visto que o deputado se sensibilizou com a causa, dando o parecer e indicando as modificações necessárias que o projeto teria que receber para que houvesse mais chance de ser aprovado pela comissão.

No dia 11 de maio de 2017, foi realizada uma “versão relâmpago” do “#Regulamentabiotec”, cujo título foi “Biotecnologista é graduado em Biotecnologia”. O evento foi realizado como um esclarecimento por meio do Facebook ao parecer do deputado Luciano Ducci, o qual afirmava que profissionais que cursaram uma graduação correlata eram biotecnologistas. Em um primeiro momento, não ficou claro ao deputado que há o desejo de se criar uma identidade e reconhecimento àqueles que se graduam em biotecnologia, sem retirar o direito de outros profissionais de atuarem nesta área. Posteriormente, o deputado compreendeu a mensagem através da mobilização feita na rede social e foi bastante solícito aos reivindicadores.

A última edição do “#Regulamentabiotec” foi realizada no dia 6 de agosto de 2017, sob título “Pelo direito de existir!”. A edição foi proposta para pressionar a CSSF a adicionar o projeto de lei 3747/2015 à pauta de suas reuniões, já que somente outros projetos foram escolhidos a serem discutidos. O que se conseguiu a partir desta edição foi justamente o que se objetivava, porém a reunião aconteceria na semana seguinte e contou com a ilustre presença de membros da LiNAbiotec – polo UnB.”

Mesmo finalizada a última edição, as reivindicações não param por aí. A luta por uma biotecnologia unida, forte e atuante continua e o papel da LiNAbiotec é de extrema importância para isto.

One thought on “#Regulamentabiotec

  1. Pingback: LiNAbiotec

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *